Projeto Mente saudavel

Cumprindo um dos objetivos deste blog, que é de trazer noticias e comentários sobre temas diversos, relacionados à saúde mental e desenvolvimento pessoal, apresentamos aqui alguns dados estatísticos e fazemos considerações a respeito:
-Aproximadamente 20% de todos pacientes atendidos por profissionais de atenção primária de saúde têm um ou mais transtornos mentais e comportamentais.

         Fonte: Relatório Mundial SM/OMS, 2001.

 
-12,3% da população brasileira de 12 a 65 anos apresentam dependência do álcool.

        Fonte: CEBRID, 2006

Vejam só, com um numero tão acentuado de casos de transtorno mental presentes em nossa população, sendo que nestes tempos atuais, temos o pleno conhecimento de que o consumo de álcool, bem como o de outras drogas psicotrópicas, só faz desencadear e agravar os transtornos mentais, dados como estes acima, só evidenciam o fato de que vivemos uma sociedade repleta de informações, mas de muito pouco discernimento para utilizá-las de forma adequada.

É fato notório que considerável parte da população, prefere acreditar na publicidade e nos mitos criados sobre o consumo desta substancias, negligenciando o próprio bem estar, brinca com a sorte e os consomem. As consequências desta falta de senso se fazem presentes na vida familiar e no trabalho, através do absenteísmo e da perda de produtividade, quando não de inúmeros acidentes, seguidos de aposentadorias precoces e outras fatalidades.

Acho que isto é o que podemos chamar de adoecimento social

Como médico, durante todos os anos de trabalho, o que sempre mais me chamou a atenção foi o fato de constatar que o ser humano apesar de temer a loucura, ainda não aprendeu a colocar a saúde mental como eixo primário de suas metas de cuidados com a saúde. Isto é certamente um paradoxo, pois já sabemos que o cérebro é o comando de todo o corpo. Sendo a saúde o maior bem que uma pessoa possui, porque então brincar com o destino e preferir acreditar que bebidas alcoólicas e outras drogas possam ter algum tipo de beneficio.

Pensando nestes fatores, e, visando destacar este tipo de confusão de valores, propomos uma espécie de projeto: “Mente saudável”. Algo que tenha cunho informativo. Talvez, sirva até para confrontar algumas destas “desinformações” tão comuns nestes tempos. Enfim, contribuir para que as pessoas possam despertar as sabedorias, desenvolver as próprias potencialidades e aprender a fugir da "Armadilha social" em que vivemos.

Quando se propõe algo assim, percebemos que os primeiros que aderem ao conceito, são aqueles que gostam de ter controle completo sobre a sua vida. Geralmente tem perfil de liderança. Logo se engajam na pratica e se destacam como novos formadores de opinião. - Tomara, pois o custo social deste consumo esta ficando impagável.

0 Comentario "Projeto Mente saudavel"

Postar um comentário