Compaixão e sabedoria

Claramente vivemos uma sociedade carente de compaixão.
Pra entender isso, é preciso saber que compaixão é o sentimento de pesar que nos causam os males alheios. Ou seja, é não ficar indiferente com o sofrimento do outro. Certamente que isso não significa aprovar suas ações, sejam elas boas ou más. Nem muito menos, confundir esse sentimento com o ato de sentir pena, dó ou piedade dos males alheios.
Entender simplesmente que compaixão, significa não ter indiferença frente ao sofrimento de alguém. 
Seria também a capacidade de se colocar no lugar de uma pessoa que esteja sofrendo e saber desejar que ela seja livre do sofrimento.
Essa é a maneira como entendo o que seja ter compaixão.
Pensando dessa maneira, é fácil perceber que essa importante qualidade da natureza humana, infelizmente, nem sempre está presente na percepção e nas ações do dia-a-dia de inúmeras pessoas.
Como consequência, testemunhamos diariamente a uma enorme gama de comentários e situações perversas que poderiam facilmente ser evitadas, caso o praticante soubesse agir e pensar com sentimento de compaixão pelo semelhante.
Quem possui essa nobreza, também tem a sabedoria de perceber que como somos todos parte de um mesmo mundo, a paz de espírito, alegria e a felicidade só pode realmente acontecer se todos fizerem sua parte com correção moral e assim poderem se integrar.
Ainda que as pessoas tenham como sonhos e desejos, coisas diferentes, a felicidade tem que acontecer como algo comum a todos. Saúde, desenvolvimento pessoal e progresso familiar são itens comuns e imprescindíveis para se alcançar a felicidade.
Do ponto de vista material, enquanto houver desigualdade social, haverá dificuldade para se evoluir socialmente.
Do ponto de vista espiritual, enquanto houver sentimentos de apego, posse, agressividade, desejo de controlar o próximo, bem como fraquezas como o consumo de álcool e outras drogas, não conseguiremos alcançar o equilíbrio e harmonia necessária para se alcançar tal estagio de evolução humana.
Vicente Ramatis - Autor do livro "Armadilha Social"

0 Comentario "Compaixão e sabedoria"

Postar um comentário