“Conhecer os próprios limites”.

Respondendo a pergunta de um leitor
Responder perguntas, não é bem à proposta desse blog. Porem, a interessante questão que o leitor nos trouxe não pode ficar sem resposta.
O que fazer para se tornar aos 30 anos de idade, mais “calmo e seguro” como a maioria dos Homens nos 50? E, por que aos 50 anos, em geral, o Homem se torna tão mais calmo e seguro?
Prezado leitor, esse notável fato decorre de uma conjunção de fatores, mas basicamente, acho que podemos dizer que talvez seja porque:
Percebe que precisa “Conhecer os próprios limites”.
Procura escolher desafios com mais critério.
Aprende a ver as situações da vida com maior serenidade, e menos angústia.
Descobre que “conhecer os próprios limites dá paz de espírito.”
Taís explicações pode ser embasada em estudos de neurociência que sugerem que essa “pacificação interior” também está relacionada com alterações do cérebro. - Já foi publicado um estudo sobre o impacto que imagens tristes e repulsivas causam em pessoas de diferentes faixas etárias. Tal pesquisa concluiu que nos mais velhos a área do cérebro responsável pelas emoções reagia menos às figuras negativas. Supõe-se que isso seja um sistema de proteção do cérebro. Os cinqüentões, parecem escolher dar menos atenção ao lado ruim da vida.
Acredito que isso advenha de uma maior percepção, inteligência e sabedoria, proveniente  de uma maior vivencia e que o cérebro de um  jovem ainda não esteja pronto para perceber.

Vicente Ramatis
Autor do livro "Armadilha Social"

0 Comentario " "

Postar um comentário