Camilo Cola



Nessa data, tive o prazer de participar da inauguração da Policlínica do Hospital Infantil de Cachoeiro de Itapemirim, localizada na região sul do ES. Cachoeiro para quem não sabe, se notabiliza como a cidade natal de gente famosa como o cantor Roberto Carlos, do escritor Rubem Braga e de tantas outras celebridades nacionais que dão a sua contribuição em diferentes áreas de atuação.
Para minha surpresa, ao ser convidado para compor a mesa da cerimônia de abertura, acabei sentando ao lado do Deputado Federal e Mega Empresário, Camilo Cola. Ele é um senhor já octogenário, que demonstra uma extraordinária percepção com as pessoas e fatos ao seu redor.

A essa altura da minha vida, com tudo que já conheci e presenciei, acredito que sejam poucas situações que possam me impressionar. Porem, hoje, sentar ao lado do Senhor Camilo Cola, foi diferente. Apenas o conhecia da televisão e nem imaginava que de repente estaria sentado ao seu lado participando de uma inauguração. Enquanto os oradores do momento faziam suas falas, me lembrava de um comentário do meu pai dizendo que em nossa cultura nacional, temos por característica o não reconhecimento para com os méritos de empresários vencedores, bem como uma certa implicância. Como empreendedor, ele conhecia bem as dificuldades de se construir e manter um negocio. Assim, considerava injusto esse tipo de manifestação contra empresários. Atribuía isso a nossa formação cultural. Enfatizava que devido ao nosso histórico de país colonizado e povo explorado, em nosso legado cultural acontece uma certa desconfiança com quem se sobressai nos negócios. Gostava de citar o insucesso inicial do Senhor Camilo Cola na política como exemplo de vitima do próprio sucesso pessoal.
Com seu pragmatismo, meu pai dizia não entender como que o povo podia preterir um Homem de visão empresarial e notável realizador em detrimento de outros que não tinham como demonstrar o mesmo perfil.  Pensando em tudo isso, lembrei da perigosa estrada federal que temos de viajar para atravessar o nosso Estado. A comparação foi inevitável. Veio uma enorme sensação de que certamente faltou até aqui, um mínimo de empenho e articulação de nossos representantes parlamentares para conseguir nos garantir rodovias mais seguras e funcionais. Uma duvida tomou conta de meus pensamentos, será que se nós eleitores Capixabas, tivéssemos até aqui, eleito mais empresários para nos representar no congresso nacional, já teríamos uma rodovia mais digna para viajar pelo nosso Estado?

Certamente que muitos discordarão, porem, caro leitor, lembrando que alem do problema com nossas estradas, existem outros que também dependem de recursos federais. Como é o caso da falta de um aeroporto digno de nossa gente. Acredito que já é passada à hora de mudarmos nossos parâmetros de avaliação com nossos representantes políticos.   
Vicente Ramatis
Autor do livro Armadilha Social

0 Comentario "Camilo Cola"

Postar um comentário