Devido a minha atividade profissional como Médico Psiquiatra que me aproxima dessa questão da "epidemia" de consumo de crack e outras drogas, que alem de estar criando uma insuportavel onda de violencia social, vem transtornando e transformando a nossa sociedade de uma forma tão rapida que alguns pontos negativos só vamos perceber daqui há alguns anos. Pela minha experiencia profissional, por tudo de ruim que tenho testemunhado acontecer com jovens e com familias que simplesmente se dissolvem e tem deixado orfãos a tantas crianças inocentes, tenho me sentido compelido a me envolver na busca de alguma solução, algo que possa realmente fazer o diferencial dentro do contexto como um todo, mas de uma forma diferente do que tem sido feito até agora - ou seja, basicamente o tratamento individual dos usuarios.
Nesse processo, temos que buscar compreender os fatores que levam as pessoas a esse descaminho da vida. O que ficou claro nesses anos é que entre os usuarios prevalece muita desinformação. Alias, esse é percebido como o principal fator da expansão desse consumo. Então temos que desenvolver opções que vençam essa barreira da ignorancia.
Desde o ano de 2011, após o lançamento do meu livro ARMADILHA SOCIAL que venho desenvolvendo o Projeto Bimestre Escolar Antidrogas - Visa instituir o ensino a prevenção ao consumo de drogas no curriculo escolar como matéria transversa. Uma ideia inovadora e pioneira.
O diferencial desse projeto está na didatica com que é desenvolvido - envolve diretamente os alunos em trabalhos de pesquisa e apresentação através de métodos alternativos com destaque para a parte de artes. Alem disso é oferecida uma capacitação para os professores compreenderem o processo de desenvolvimento.
Sempre que temos a oportunidade de apresentar o projeto, as pessoas acabam por se envolver. Assim, já conseguimos adesão de varios Municipios Capixabas, sendo que pela ideia ter ficado na Internet, consequentemente foi para outros Estados.
Em Vitoria, no ano passado a Camara Municipal, aprovou o projeto (de acordo com a informação do Vereador proponente, teria sido por unanimidade), mas ainda assim o Projeto foi vetado sem que saibamos exatamente a razão. Esse ano foi reapresentado e está avançando pelas diversas comissões responsaveis. No proximo dia 04/08/15 estarei explicando o projeto para os vereadores DA Camara Municipal de Vitoria.
Atenciosamente,
Vicente Ramatis Lima
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Comentario "Projeto Antidrogas em Vitoria, ES"
Postar um comentário