Mens sana in corpore sano

Atendendo a demanda do Instituto Maxluz de Saúde e Pesquisa, elaboramos um projeto estilo "mente saudavel". O qual recebeu o sugestivo e pomposo nome:
"Mens sana in corpore sano". – Em latim significa: “mente sana em corpo são”. Esta relacionado ao fato de que:
Um corpo doente afeta a mente.
Uma mente doente afeta o corpo.

Sabemos que a origem dos provérbios, perde-se na obscuridade dos tempos. Geralmente são de criação anônima, registrados por inúmeros povos da antiguidade. Existem registros que remontam ao Egito, China e Índia, anteriores a 2500 a.C, serviam tanto para transmitir preceitos morais, como para divulgar pensamentos filosóficos e conhecimentos referentes a conduta de saúde física e mental.

Este projeto é na verdade mais um reforço de antigos e novos conceitos.

“FELIX QUI POTUIT RERUM COGNOSCERE CAUSAS”
(feliz daquele que pode conhecer as causas das coisas)

Antes que possa parecer por demais pretensioso, esclareço que não estamos pretendendo "reinventar" a roda. Mas apenas procurando enfatizar sabedorias antigas e associar com os novos conhecimentos sobre alimentação, exames, ginástica e prevenção. Por isso o titulo em latim.

Muitas destas informações alem de já serem conhecidas, são amplamente divulgadas, porem negligenciadas. A novidade que trazemos é a forma didática como apresentamos os conceitos. Apesar deste inicio de texto com pensamentos por assim dizer mais rebuscados, o projeto tem por finalidade, simplesmente tentar cumprir seu objetivo da maneira mais clara possível. Durante a apresentação, a orientação é utilizar de pensamento conciso, palavras fáceis em sentenças breves e na forma mais esclarecedora possível. A meta é buscar enfatizar a importância dos mesmos e os benefícios que estes geram para quem deles faz uso. Com isso beneficiar a pessoa que quando atuando como trabalhador, estudante ou atleta melhora seu desempenho tanto no aspecto físico, quanto mental.

Aos mais detalhistas, informo que devido a esse estilo adotado de pensamento conciso, sentenças breves e utilização de provérbios, o método pode ser chamado de apotegma.

Bom mas se você é daqueles que só acredita naquilo que considera atual. Do tipo que apresenta raciocínio, percepção e comportamento modelo “geração y” (como é chamado atualmente à geração anos 80*) – então nós temos uma novidade, para que se sinta mais confiante em nosso projeto, revelamos o seu codinome: Com uma mudança do latim para o inglês: Projeto “healthy body healthy mind”. Pronto. Agora já sabe. O projeto também tem uma idéia de sofisticação. Pode desconfiar que junto com os antigos conceitos, utiliza recursos e informações modernos. Porem, aos mais tradicionais, tranqüilizo e asseguro que a sofisticação para no nome. O conteúdo desmistifica informações que chegam ao exagero de propagar “fast food”. Nem muito menos aceita idéias estapafúrdias de que drogas psicotrópicas são boas para a saúde. Pelo contrario, com nossas informações, evidenciamos os malefícios destas substancias. No mais, só conhecendo o projeto.



*A propósito, estou escrevendo um livro a respeito do tema Geração Y.

0 Comentario "Mens sana in corpore sano"

Postar um comentário