Geração Y
Este tipo de designação que é mais utilizado por sociólogos e quem participa do meio dos consultores empresariais e de RH, vem sendo cada vez mais utilizado em outras “rodas” profissionais. Quem conhece a expressão, geralmente a utiliza com naturalidade, porem devido ao desconhecimento do seu significado, em muitos outros ambientes profissionais suscita as mais diferentes e às vezes engraçadas interpretações. Bom, então vamos esclarecer o conceito da palavra aqui para os nossos leitores. Até porque temos grandes formadores de opinião se manifestando a respeito do tema baseados naquilo que chamamos de “achismo”, ou seja, “eu acho que é isso ou aquilo”. Como na famosa piada em que o individuo confunde “conhaque de alcatrão com catraca de canhão”, o “achismo” acaba sendo um risco continuo de se colocar em situação cômica.
O que é Geração Y?
Pergunta comum, que precisa ser respondida com noções de história contemporânea e complementada com informação sobre as outras gerações. Há de se ressaltar que não se trata de fatores como sexo, renda, educação, raça ou religião. Apenas de alusão aos fatos marcantes e a cultura vigente que marcam a década de nascimento. Assim:
Geração Baby Boomers - Em tradução livre seria “explosão de bebês”. - Nascidos após a segunda guerra mundial – década de cinqüenta. Período em que ocorreu um enorme aumento da taxa de natalidade. – A chamada juventude rebelde.
Geração X: Década de sessenta e parte dos anos setenta. - Luta por direitos civis, golpes militares e hippies.
Geração y - não existe um consenso a respeito do período desta geração, em geral serve para designar aqueles que nasceram entre os anos oitenta e final dos anos noventa. – As crianças que descobriam o funcionamento dos aparelhos eletrônicos para os pais. Como resultado teriam perdido um pouco o referencial de respeito com os mais velhos.
Geração Z – Final dos anos noventa ou o ano dois mil propriamente dito. Não tem uma data definida. Caracterizada pelo fato de que são indivíduos que nasceram no mundo da conexão da internet e outros fatores tecnológicos.
É importante frisar que autores divergem sobre períodos e outros nomes para esta classificação. O importante é que passa uma idéia do que seja.
O leitor pode perguntar? Ta bom! Mas qual é a importância disso?
Esta avaliação serve principalmente para que se observe e preveja atitudes e reações diante das situações sociais. O melhor exemplo que ouvi, foi de um consultor que infelizmente não sei o nome. – Numa loja, diante de um produto com defeito:
-A pessoa da geração Baby Boomers se sente enganado e fica muito indignado.
-Geração X quer chamar o gerente para relatar e cobrar explicação.
-Geração Y quer esculhambar com o vendedor.
-Geração Z – Bom, este sai da loja e não diz nada. Simplesmente “twitta” o fato e queima com o nome do estabelecimento. Dá para se ter uma idéia de como serão as relações no mundo daqui em diante.
0 Comentario "O que é Geração Y"
Postar um comentário