O governo
Australiano preocupados com a grande propagação do consumo de maconha entre
seus jovens e ciente dos males que isso representa para a sua economia –
aumento dos custos com a saúde devido ao aumento de doenças mentais,
pulmonares, oncologicas.... Além de que isso também representa pessoas menos
produtivas e mais dependentes do sistema publico, algo contrario ao espírito de
força, trabalho e desenvolvimento do povo Australiano, atestado pelo fato de que apesar de todas as adversidades naturais de seu país - como o fato de ter
mais da metade de sua área composta por desertos - mas ainda assim fizeram da Austrália
uma economia desenvolvida e o país ser o mais cobiçado por jovens de todo mundo
que desejam emigrar.
Assim, o
governo da Austrália iniciou uma bem humorada e inteligente campanha contra
o uso de maconha. Como é típico da cultura anglo saxão, a campanha é bem
objetiva e vai direto ao ponto, ou seja, voltada para os jovens aborda diretamente
os efeitos colaterais da maconha. Talvez que pelo fato de um dos efeitos
imediatos dessa droga, ser a letargia e a lentificação dos pensamentos, a
campanha adotou o bicho-preguiça como metáfora. A frase de efeito que acompanha
o comercial é: "You're worse on weed" (Você é pior quando fuma
maconha").
Feita de
forma profissional a campanha usa de recursos multimídia:
-Foi criada
a hashtag#StonerSloth, algo parecido com "Bicho-preguiça chapado", em
tradução livre do inglês.
-Desenvolveram três vídeos, nos quais o jovem que aparece
sob o efeito da droga é representado por um bicho-preguiça, que faz tudo
lentamente e não consegue ser muito ágil e esperto.
Desde que foram lançados, os vídeos já
obtiveram mais de 4 milhões de visualizações no Facebook e YouTube, além de
terem obtido mais de 30 mil curtidas no Facebook. A agencia responsável pela criação da campanha
destaca que os vídeos se tornaram um verdadeiro viral. Com isso a atenção
inesperada da mídia mundial está permitindo que pais e jovens no mundo inteiro
possam conversar sobre a maconha de uma forma atraente.
Na verdade,
o sucesso da campanha é devido ao caráter realista adotado que acaba
contribuindo para desmistificar de forma
bem humorada as meias verdades que são espalhadas por vendedores de drogas.
Esses vendedores atuam de forma muito profissional e organizada, e ganham força
por serem apoiados por usuários mais inconsequentes que não se assumem como
dependentes e só pensam em legalizar a droga para poderem justificar seu maléfico
vicio.
É claro que os
vendedores por disporem de muito dinheiro oriundos desse negocio bilionário, e
disporem do apoio de usuários incomodados de serem publicamente expostos,
acionaram o tal do “lobby da maconha”. Assim, com dinheiro e com apoio de gente
com o ego inflado (além de que geralmente tem tempo para ficarem nas mídias),
contra atacaram tentando ridicularizar a campanha. Renomados jornalistas (pelo
visto sem nenhum senso de pudor e de moral) colocaram-se a criarem memes e
plantarem matérias que tentam tirar o mérito da campanha. Além de que dão mais ênfase
as criticas dos usuários com o ego ferido do que ao mérito da campanha, bem como ficam minimizando o sucesso da mesma
– O que o dinheiro não compra?
Por aqui a campanha nem apareceu ainda, mas eles já começaram sua anti-campanha com as conhecidas taticas de desinformar e confundir os jovens. Observem o que vira pela frente.
Vicente Ramatis Lima - Autor do livro Armadilha Social.
Vejam os 3 videos abaixo.
- Cuidado com o seu cérebro.
- Perdas na juventude
- Proteja seu cérebro.
Vicente Ramatis Lima - Autor do livro Armadilha Social.
Vejam os 3 videos abaixo.
- Cuidado com o seu cérebro.
- Perdas na juventude
- Proteja seu cérebro.
0 Comentario "Maconha - Campanha do Governo da Australia contra o consumo de maconha."
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